Nos dias 16 e 17 deste mês aconteceu a 4a etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, disputada na cidade de Santos. No sábado nadei a prova de 7 km, ficando na 2a posição na minha categoria, com o tempo de 1h55min.
Já no domingo, nadei a prova de 1 km, onde também consegui a 2a colocação, com o tempo de 12min31s.
Também neste dia foi a realização da 1a etapa do Circuito Mundial de 2011, na distância de 10 km. A prova masculina foi vencida pelo alemão Thomas Lurz, com o tempo de 2h06min, sendo o melhor brasileiro o Allan do Carmo, na 4a posição. Na prova feminina, a vendedora foi a argentina Cecília Biagoli, com o tempo de 2h12min, seguida da brasileira Poliana Okimoto.
A prova etapa do Campeonato Paulista será em 15/05, na cidade de Ubatuba.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
Semana do Inferno e Travessia da Volta do Parcel
Esta semana foi a chamada "Semana do Inferno" onde houve o pico de metragem nos treinamentos. Com isso, totalizei a semana com 63 km nadados... Haverá mais duas dessas em maio...
Além disso, ontem fiz uma série que é para testar a paciência de qualquer um... 100 tiros de 100m, a cada 1min40s (tempo para nadar e descansar)... mas me saí muito bem!!
Hoje, domingo, nadei a prova Volta do Parcel, na praia de Juquehy, em São Sebastião, com a distância de 1,5 km. Fiquei em 4o lugar na categoria e 15o no geral. Nesta prova nadaram 543 atletas!!
A próxima competição será em 16 e 17/04 em Santos, 4a Etapa do Campeonato Paulista. No sábado acontecerá a prova de 5 km e no domingo 1 km.
Até mais!!
Além disso, ontem fiz uma série que é para testar a paciência de qualquer um... 100 tiros de 100m, a cada 1min40s (tempo para nadar e descansar)... mas me saí muito bem!!
Hoje, domingo, nadei a prova Volta do Parcel, na praia de Juquehy, em São Sebastião, com a distância de 1,5 km. Fiquei em 4o lugar na categoria e 15o no geral. Nesta prova nadaram 543 atletas!!
A próxima competição será em 16 e 17/04 em Santos, 4a Etapa do Campeonato Paulista. No sábado acontecerá a prova de 5 km e no domingo 1 km.
Até mais!!
terça-feira, 5 de abril de 2011
Travessia dos Fortes
Neste domingo, 03/04, nadei a tradicional Travessia dos Fortes, entre as praias de Copacabana e Leme, no RIo de Janeiro.
Completei o percurso de 3,5 km em 46'44", ficando na 22a posição na categoria Elite.
A prova foi bastante disputada, com a presença de mais de 2000 nadadores e com as chegadas, tanto do masculino quanto do feminino, decididas na batida de mão!!
A próxima prova será a Volta do Parcel, no dia 10/04, em São Sebastião.
Até mais!!
Completei o percurso de 3,5 km em 46'44", ficando na 22a posição na categoria Elite.
A prova foi bastante disputada, com a presença de mais de 2000 nadadores e com as chegadas, tanto do masculino quanto do feminino, decididas na batida de mão!!
A próxima prova será a Volta do Parcel, no dia 10/04, em São Sebastião.
Até mais!!
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Travessia de Porto Alegre
No último domingo, 27/03, nadei a 2a etapa do Campeonato Brasileiro 2011, disputada em Porto Alegre, no rio Guaíba.
A prova teve como ponto de largada e chegada a Ilha do Pavão, que é a sede náutica do Grêmio Náutico União. A prova foi de 10 km, num percurso de 2,5 km, que completei em 2h54'14". Com isso fiquei na 1a posição na minha categoria e 18a no geral!!
Na foto, durante a premiação, apareço ao lado de Armando, presidente da Federação Gaucha de Natação, e Wilson, diretor da Confederação Brasileira.
A próxima prova será no dia 03/04, no Rio de Janeiro - a conhecida Travessia dos Fortes !! Esta prova será transmitida ao vivo pela Globo, no Esporte Espetacular!!
A prova teve como ponto de largada e chegada a Ilha do Pavão, que é a sede náutica do Grêmio Náutico União. A prova foi de 10 km, num percurso de 2,5 km, que completei em 2h54'14". Com isso fiquei na 1a posição na minha categoria e 18a no geral!!
Na foto, durante a premiação, apareço ao lado de Armando, presidente da Federação Gaucha de Natação, e Wilson, diretor da Confederação Brasileira.
A próxima prova será no dia 03/04, no Rio de Janeiro - a conhecida Travessia dos Fortes !! Esta prova será transmitida ao vivo pela Globo, no Esporte Espetacular!!
terça-feira, 22 de março de 2011
Travessia de Jacareí
No último domingo, 20/03, participei da 3a etapa do Campeonato Paulista, em Jacareí. Pela primeira vez, consegui vencer as 2 provas que participei.
Na primeira, com distância de 5 km, finalizei a prova com o tempo de 1h09'16". Abaixo a foto da premiação.
Cerca de 1 hora depois, nadei a prova de 1 km, que foi muito disputada, com o resultado decidido nos últimos 50 m. O tempo final foi de 12'45".
A próxima competição será no próximo domingo, 27/03, em Porto Alegre (RS). Esta prova será a 2a etapa do Campeonato Brasileiro.
Até lá!!
Na primeira, com distância de 5 km, finalizei a prova com o tempo de 1h09'16". Abaixo a foto da premiação.
Cerca de 1 hora depois, nadei a prova de 1 km, que foi muito disputada, com o resultado decidido nos últimos 50 m. O tempo final foi de 12'45".
A próxima competição será no próximo domingo, 27/03, em Porto Alegre (RS). Esta prova será a 2a etapa do Campeonato Brasileiro.
Até lá!!
quarta-feira, 16 de março de 2011
Por que nadar o Canal da Mancha?
Desde muito cedo eu tinha ouvido falar no Canal da Mancha e a sua travessia. Porém, o primeiro contato "mais próximo" foi através de uma trágica notícia - a morte da nadadora Renata Agondi. Campeã paulista por várias vezes, ela faleceu no Canal em agosto de 1988, devido à hipotermia, que é a queda da temperatura interna do corpo. Ela havia nadado todas as travessias do Circuito Mundial daquele ano, onde há uma concentração de provas no verão europeu, com etapas semanais com duração superior a 8 horas cada.
Este fato me fez procurar compreender como é esta prova e me despertou a vontade em fazê-la. Em 1992, ano que participei do Mundial, eu havia treinado o suficiente para realizar a prova, mas não consegui patrocínio para realizá-la. Com isso, a vontade ficou adormecida todos estes anos, voltando à tona no final de 2009,quando decidi voltar a treinar especificamente para ela.
O que move um nadador para fazer esta prova é a superação própria. Nesta travessia, diferentemente de uma competição comum, o nadador compete contra ele mesmo, pois você está o tempo inteiro nadando sozinho. Além disso, há as dificuldades do local, como o frio, ventos e fortes correntes. É verdade que a temperatura média atual é maior do que a 20 anos atrás (sim, o Efeito Estufa existe...rsrs), mas mesmo assim, na casa de 16oC, a água é mais fria que qualquer travessia no Brasil, mesmo no inverno.
A algum tempo houve mudanças nas regras, para o aumento da segurança do nadador. Hoje, o árbitro que está presente no barco que acompanha o nadador tem a total autonomia para suspender a prova ao sinal de hipotermia do atleta (como dificuldade para falar, confusão mental, etc.). Com isso, não houve mais incidentes durante as provas.
Esta prova é considerada o "Everest" da natação...
Este fato me fez procurar compreender como é esta prova e me despertou a vontade em fazê-la. Em 1992, ano que participei do Mundial, eu havia treinado o suficiente para realizar a prova, mas não consegui patrocínio para realizá-la. Com isso, a vontade ficou adormecida todos estes anos, voltando à tona no final de 2009,quando decidi voltar a treinar especificamente para ela.
O que move um nadador para fazer esta prova é a superação própria. Nesta travessia, diferentemente de uma competição comum, o nadador compete contra ele mesmo, pois você está o tempo inteiro nadando sozinho. Além disso, há as dificuldades do local, como o frio, ventos e fortes correntes. É verdade que a temperatura média atual é maior do que a 20 anos atrás (sim, o Efeito Estufa existe...rsrs), mas mesmo assim, na casa de 16oC, a água é mais fria que qualquer travessia no Brasil, mesmo no inverno.
A algum tempo houve mudanças nas regras, para o aumento da segurança do nadador. Hoje, o árbitro que está presente no barco que acompanha o nadador tem a total autonomia para suspender a prova ao sinal de hipotermia do atleta (como dificuldade para falar, confusão mental, etc.). Com isso, não houve mais incidentes durante as provas.
Esta prova é considerada o "Everest" da natação...
terça-feira, 8 de março de 2011
Resultados de 2011
Neste ano, já fiz 4 travessias:
Em 29/01, fiz duas travessias, sendo uma de 4 km, que fiquei em 2o lugar e uma de 850 m, que fiquei em 3o lugar.
Em 26/02, no Wet'n Wild, fiz mais duas travessias: uma de 850 m e uma de 4 km, ambas ficando na 2a posição.
A próxima etapa do Campeonato Paulista será disputada em 20/03, na cidade de Jacareí, nas distâncias de 5 e 1 km.
A foto abaixo é da premiação do Wet'n Wild.
Em 29/01, fiz duas travessias, sendo uma de 4 km, que fiquei em 2o lugar e uma de 850 m, que fiquei em 3o lugar.
Em 26/02, no Wet'n Wild, fiz mais duas travessias: uma de 850 m e uma de 4 km, ambas ficando na 2a posição.
A próxima etapa do Campeonato Paulista será disputada em 20/03, na cidade de Jacareí, nas distâncias de 5 e 1 km.
A foto abaixo é da premiação do Wet'n Wild.
Assinar:
Postagens (Atom)





