sábado, 8 de setembro de 2012

Missão Cumprida

Depois de quase três anos de treinamento específico para esta prova, incluindo a primeira tentativa no ano passado, concretizei um sonho antigo e realizei a travessia do Canal da Mancha, com o tempo de 11h38min47seg.
Larguei as 03h50 da última sexta (07/09) de Shakespeare Beach, em Dover, numa noite estrelada. Por volta das 05h30 o sol começou a nascer, ficando firme durante toda a prova. A água estava numa média de 17,5º C, porém fora, ao amanhecer, a temperatura chegou a 6º C, esquentando durante o dia.
Durante todo o percurso, houve vento e marolas, piorando um pouco no final. A correnteza, como de costume é lateral, devido aos movimentos de maré vazante e enchente do mar, que ocorrem a cada 6 horas.
O objetivo era chegar em uma praia de Cap Gris-Nez, na França, porém isso depende muito do horário e de como você se aproxima da costa, para que a correnteza o leve para o local certo. No meu caso, acabei passando um pouco do ponto, o que fez nadar a mais uns 20 min. Se passasse novamente deste local, iria nadar mais cerca de uma hora. Por causa disto, tive de apertar o ritmo nas duas últimas horas, o que me esgotou completamente ao final da prova.
Mas tudo deu certo e consegui realizar a prova. Muita felicidade e sentimento de missão cumprida!!! Me tornei o 19º brasileiro a realizar a prova individualmente!!!
Uma curiosidade: durante a volta, a cerca de 3 km do porto de Dover, o motor do nosso barco quebrou e ficamos à deriva. A sorte é que um dos barcos que estava acompanhando outro atleta passou e nos rebobou até a marina. Coisas do Canal!!!

AGRADECIMENTOS

Além de todas as pessoas que de alguma forma me ajudaram no ano passado, conforme citei na época, e de todos os amigos que me incentivaram sempre, gostaria de destacar e adicionar:

- Igor de Souza, meu técnico e grande amigo a mais de 20 anos, que mais uma vez me acompanhou durante toda a jornada até aqui, abdicando de seu trabalho e família para tal;
- Elizaldo Souza, técnico que me acompanhou e auxiliou todos os dias da preparação na ACM Centro;
- Vânia Dowding, minha psicóloga, pelo trabalho feito e apoio dado neste último ano;
- Agnaldo Arsuffi, da Academia Atlantis, por todo o apoio dado durante a preparação no último ano e as travessias do Circuito Paulista;
- Ana Licia, Harry Finger e Max Steinhart, pelos treinos que fizemos juntos da represa Billings e no Baetão;
- Osmar Higashi, Roberto Murillo e Cristina Maruyama, da RSI Informática, por todo o apoio no meu trabalho, possibilitando a realização dos treinamentos;
- Priscila Santos e Marcos Gardinalli, por todo o incentivo durante este ano;
- Eduardo Modenez e os técnicos de natação da Escola Paulista de Medicina, “Peixe”, Azam e “Veio”, pelos treinos na piscina desta universidade;
- Dra. Flávia Puppi e Dr. Miguel Naveira, pelo acompanhamento médico feito;
- Rogério Bonfiglioli, por toda a flexibilidade de horários e apoio no trabalho, que possibilitou o meu adequado treinamento nos meses que trabalhamos juntos;
- Sérgio Nanni e Durval, da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo, por ter cedido a sede do clube na represa Billings para os treinos;
- Guarda Civil Municipal Ambiental de São Bernardo, pelos acompanhamentos feitos durante os treinos na represa Billings.
- E por último e mais importante, minha mãe Antonina e minha namorada Mônica, que me deram todo o suporte necessário para a realização deste sonho.

3 comentários:

  1. Puxa, origada por incluir meu nome! Foi um prazer e um privilégio acompanhá-lo nos treinos. E tenho certeza que como eu, todo mundo na lista acreditou sempre em você e agora compartilhamos a alegria de seu sucesso. Que você tenha sempre o Canal como inspiração para superar todos os desafios que aparecerem. Um grande abraço, Ana Licia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, sem vocês para me ajudarem e me incentivarem, com certeza este objetivo não teria sido alcançado! Parte das braçadas dadas foram feitas por vocês!! Bjs

      Excluir
  2. Querido Alfredo que sua missão de esforço e tenacidade sirva para muitos de nós. Você foi atrás de seu sonho e ultrapassou todas pedras no seu caminho e com certeza essa vitória representa a superação de um verdadeiro herói.Sinto maravilhada de poder fazer parte dessa história de um "verdadeiro herói olímpico".Vania Dowding

    ResponderExcluir