domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Travessia do Canal da Mancha

Esta travessia, sem dúvida a mais conhecida do mundo, é o sonho de todo nadador de Águas Abertas. A travessia é feita no ponto mais estreito do Canal da Mancha, que liga o Mar do Norte ao Oceano Atlântico, entre a Inglaterra e a França, num percurso de cerca de 35 km, em linha reta. Porém, devido às fortes correntezas no local, os nadadores percorrem de 40 à 45 km, dependendo do dia.



A largada é dada da cidade de Folkstone, na Inglaterra, com a chegada em Cap Gris Nez, na França. O primeiro nadador a conseguir atravessar foi o capitão da Marinha Britânica Matthew Webb em 1875. Até o momento, 16 brasileiros conseguiram completar a prova, sendo o primeiro o paulista Abílio Couto (in memoriam), que atravessou em 1958 e 1959 (duas vezes). O record brasileiro é de Igor de Souza, com 9h02, sendo este tempo obtido numa travessia dupla (ida e volta), em 1997, no tempo total de 18h33.

O que faz esta travessia diferente das outras é que, além da distância do percurso, a região tem o tempo muito instável, com rápidas mudanças de clima, que incluem fortes ventos e correntezas, além da temperatura entre 11 e 17o C. Para se ter uma idéia, menos de 50% das tentativas de travessia têm sucesso.

A travessia é controlada por duas associações, a Channel Swimming Association, sendo esta a mais antiga, e a Channel Swimming and Piloting Federation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário